Notícias da CCR NovaDutra

Notícias

13/04/2021 | Notícias

Alunos de escolas públicas de SP e RJ, da Via Dutra, recebem atividades online de fotografia

Com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR Nova Dutra, ONG ImageMagica promove exercícios para refletir sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta

Com apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR Nova Dutra, ONG ImageMagica promove exercícios para refletir sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta

Fonte: Divulgação/Paula Serra

A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Buscando ampliar a percepção de estudantes de escolas públicas em cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério da Cidadania e o Instituto CCR, no trecho de atuação da CCR NovaDutra, apresentam o FotoItinerante. O projeto, realizado pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece entre os dias 5 e 23 de abril.

Adaptado para o formato EAD por conta da pandemia, os alunos receberão todo o conteúdo das atividades em uma plataforma online, onde eles poderão aprender técnicas de fotografia com a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com o tema “Uma mensagem para o futuro”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre os alunos e seu próprio cotidiano.

“Com o retorno das aulas, os alunos estão aos poucos se adaptando para a nova realidade. Sugerir uma atividade diferente, divertida, e ao mesmo tempo segura (por ser no formato online) pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado destes participantes”, comenta Andreza Portela, coordenadora do projeto.

Jair Xavier, Gerente de Relações Institucionais na CCR NovaDutra, destaca a importância do projeto para o desenvolvimento crítico dos estudantes e um novo olhar para a fotografia. “O objetivo do projeto é fomentar novas experiências para os alunos. Desta forma, o Instituto CCR e a CCR NovaDutra reafirmam o seu compromisso com a educação e a cultura, por meio de oficinas online disponibilizadas para os estudantes e que contribuem para a construção de novos olhares sobre o mundo”, ressalta.

EXPOSIÇÃO: OLHARES COMPARTILHADOS

No final das atividades, as fotografias se transformarão em pequenas exposições com imagens produzidas pelos participantes, em que um caminhão da ONG adaptado com ferramentas fotográficas e de impressão será utilizado para levar os registros para as comunidades e escolas de forma itinerante. Dessa forma, os participantes poderão compartilhar olhares e dividir reflexões sobre os temas apresentados.

Serviço:
Data: 05 a 23/04
Escolas participantes:

- EM Maria do Carmo Fadul Ferreira – Pinheiral (RJ)

- EM Adérito Gomes Gouveia - São João do Meriti (RJ)

- EMEF Profª Maria Aparecida Broca Meirelles – Guaratinguetá (SP)

- EMEF José de Almeida Machado – Santa Isabel (SP)

- EMEF João José de Almeida Filho – Santa Isabel (SP)

- EMEF Oscar Ferreira de Godoy – Santa Isabel (SP)

- EM Profª Dalila Franco Garcia da Silva – Arujá (SP)

- EM Sidonia Nasser do Prado – Arujá (SP)

Fonte: Assessoria de Comunicação


Voltar